Histórias que deram certo inspiram negócios de sucesso

Histórias que deram certo inspiram negócios de sucesso

Para empreendedores que estão apenas começando ou mantendo seus negócios, histórias de empreendedores de sucesso podem ser uma excelente fonte de inspiração e motivação.

 

Empresários que começaram do zero podem mostrar que, não importa qual é o ponto de partida, é possível atingir seus objetivos. Basta ter uma estratégia eficiente e muita força de vontade. Ao se inspirar em outras histórias, muitas lições podem ser aprendidas e muitos erros podem ser evitados – especialmente o erro de desistir!

 

Germano Suarez lançou recentemente em seu Canal no Youtube (LINK AQUI) um vídeo contando a trajetória de um empreendedor do município de Areia na Paraíba chamado Joseano Paulino, ele fincou raízes na capital do estado (João Pessoa) e a pelo menos três anos tem administrado com muito sucesso a Big Pastel, uma pastelaria localizada no bairro do Geisel na zona sul de João Pessoa.

 

A História Completa você acompanha na íntegra neste Vídeo

Para Joseano a diferença de um empreendedor para outro é como você vai derrubando as dificuldades que aparecem.

 

“Já inventei de tudo na minha vida, já vendi panela, já vendi produtos naturais, já fui Uber, produtor de eventos…Já montei negócio e quebrei por não ter a experiência necessária que o negócio pedia naquela ocasião, mas com bastante insistência me deu a condição de dar a volta por cima”

 

Ele adquiriu a Big Pastel com vários problemas estruturais, porém, com muito esforço e muita luta, hoje a empresa tem se tornado uma referência em João Pessoa no mercado de alimentação e atende públicos com intenções distintas como por exemplo, pessoas que desejam sair e encontrar um lugar agradável para lanchar e também pelo delivery que por sinal é um dos mais rápidos da capital.

 

A Pandemia trouxe vários desafios e encarar as dificuldades desse problema de saúde pública não foi fácil para várias empresas, prova disso é que alguns negócios infelizmente tiveram que baixar as portas e enterrar o sonho de muitos empreendedores.

 

Na contramão de toda essa crise também houve alavancamentos de outros negócios que se reinventaram e trasnformaram a crise em oportunidades.

 

Veja outras histórias de sucesso;

Casas Bahia

Samuel Klein (fundador da Casas Bahia) talvez nem possa ser classificado como um empreendedor que começou do zero. Na verdade, ele começou do negativo.

Ele nasceu na Polônia em 1923 e sobreviveu a um campo de concentração nazista na Segunda Guerra Mundial antes de se naturalizar brasileiro.

 

Já seria vitória suficiente para uma vida, mas Samuel ainda realizou mais. Em São Paulo, começou a vender de porta em porta produtos de cama, mesa e banho.

 

Foi o primeiro empreendedor brasileiro a focar nas classes C e D. Criou um sistema baseado em confiança e valorização do cliente, vendendo a prazo no carnê.

 

Morreu em 2014, aos 91 anos, deixando um império chamado Casas Bahia e uma filosofia que transformou a venda em varejo e o comércio em geral no Brasil.

 

“Acredito no ser humano. Caso contrário, não abriria minhas lojas todos os dias”, dizia Klein.

 

WhatsApp

Jan Koum é o criador do WhatsApp e mais um dos empreendedores de sucesso que começaram do zero. Por trás do sucesso do aplicativo que facilita a comunicação de mais de 1,5 bilhão de usuários, existe uma história de grande superação.

 

Koum nasceu em um vilarejo pobre em uma área rural próxima a Kiev, na Ucrânia (na antiga União Soviética). Cresceu em uma sociedade totalmente fechada, onde seus pais tinham medo de falar ao telefone com receio de que o governo soviético pudesse estar escutando.

 

Aos 16 anos, em 1992, ele, sua mãe e sua avó conseguiram se mudar para a Califórnia, mas as dificuldades não terminaram. Nos Estados Unidos, os três moraram em instituições cedidas pelo governo, dependendo de assistência para se alimentar e viver e sem o patriarca, que ficou na Ucrânia.

 

Jan Koum conta que chegou a estudar matemática e ciência, mas era “ruim em ambos”. Mesmo sem faculdade, foi se aproximando do mundo da tecnologia e crescendo nessa área.

 

Teve uma série de empregos até chegar ao Yahoo!, onde conheceu Brian Acton, que seria o cofundador do WhatsApp. Os dois deixaram a empresa no mesmo dia, em 2007, em busca de se tornarem empreendedores de sucesso.

 

A ideia virou realidade

Em 2009, lançaram seu aplicativo, que inicialmente servia apenas para indicar o status quando o usuário não podia atender a uma ligação: “estou em reunião” e coisas do tipo… Mas não deu em nada.

 

Curiosidade: naquela época, os dois fizeram entrevistas para trabalhar no Facebook, mas foram rejeitados.

 

Depois que aprimoraram o WhatsApp e mudaram seu foco para mensagens instantâneas, o negócio decolou. Mesmo alterando bastante o projeto inicial, continuaram fiéis aos seus lemas do início: sem propagandas, sem armazenamento de mensagens.

 

Devido à história de sua infância e adolescência, fazia todo o sentido que Jan Koum trabalhasse na democratização das comunicações por telefone.

 

Em 2014, ele e Brian Acton venderam o WhatsApp para o Facebook (empresa que os havia rejeitado poucos anos antes) e se tornaram bilionários.

Luciano Hang

Luciano Hang é um empresário proprietário e cofundador da Havan, conhecida como uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Filho de operários que costumavam trabalhar na indústria têxtil, Luciano foi acostumado com esse setor desde criança.

 

Durante a juventude, com 17 anos, Hang foi contratado para trabalhar na mesma empresa na qual os pais eram funcionários. Ao mesmo tempo em que trabalhava, o empresário fez um curso de Tecnólogo em Processamento de Dados em Santa Catarina.

 

Nos anos 1980, Luciano percebeu o crescimento do número de turistas que procuravam por tecidos e roupas e, junto ao seu sócio Vanderlei de Limas, decidiu abrir uma loja voltada para esse setor. Logo, em 1986, foi criada a Havan, que é uma mistura dos nomes dos dois fundadores.

 

A venda de novos produtos e o crescimento da empresa fizeram com que, em 1989, o negócio mudasse para uma sede maior. Devido à grande expansão da empresa, foi inaugurada, em 1995, a primeira filial da Havan em Curitiba.

 

Em 2017, a Havan alcançou a marca de 100 lojas pelo Brasil, o que reforça a sua posição como a marca do segmento principal no país.

Luiza Trajano

Luiza Trajano é uma empresária que está à frente de uma das maiores redes de lojas de varejo do país, a Magazine Luiza, além de outras empresas ligadas à sua holding. Ela é formada em Direito e, quando assumiu o negócio da família, a Magazine Luiza era somente uma rede de lojas no interior de São Paulo.

 

A empreendedora foi uma das pioneiras em vendas pela internet no Brasil e começou a trabalhar desde cedo. Aos 12 anos, ela passava as férias escolares tomando conta do balcão da loja de sua família. No entanto, ela trabalhou na rede de varejo aos 18 anos. A partir disso, caminhou por toda a empresa até chegar ao comando.

 

Com bastante trabalho em empenho, Luiza transformou a marca em uma das mais conceituadas e maiores do mercado, sendo uma grande concorrente das principais lojas desse segmento, como Lojas Americanas, Pontofrio e Casas Bahia.

 

Há 25 anos à frente da Magazine Luiza, a história de Luiza Trajano é um grande exemplo para muitos empresários que desejam ter sucesso em seus negócios.

Flávio Augusto

Nome muito conhecido nas redes sociais, com seus mais de 3 milhões de seguidores no Instagram Geração de Valor, Flávio tornou-se um ícone nacional e hoje inspira e motiva com conteúdos que buscam transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo.

 

De origem simples, direto da periferia carioca, foi de vendedor de relógios a dono de clube de futebol. Tornou-se um especialista em vendas, seu primeiro passo foi aos 19 anos, quando começou a vender cursos de inglês.

 

A partir desta experiência enxergou um oceano azul, e aos 23 anos decidiu fundar sua própria escola de inglês voltada ao público adulto, nascendo assim Wise Up. Mantendo sempre sua essência, Flávio Augusto também teve êxito na fundação de outras marcas, como a plataforma de ensino meuSucesso.com, o time de futebol Orlando City e o mais importante evento de empreendedorismo PowerHouse.

 

Seu mantra de vida é a tríade “Visão, coragem e competência”, e seu maior método de sucesso é o desenvolvimento da competência de vendas.

 

Diante desses exemplos, percebemos que começar o negócio do zero  é mais comum do que se imagina e que jamais devemos deixar de acreditar em nossos sonhos, mesmo na escassez ou dificuldades.

Gostou dessas histórias de empreendedores de sucesso? Acredite no seu negócio e profissionalize sua empresa. Germano Suarez oferece uma consultoria completa para tirar seu negócio do vermelho.

1 thought on “Histórias que deram certo inspiram negócios de sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?