Como gerar valor no mercado como Consultor de negócios locais?

Como gerar valor no mercado como Consultor de negócios locais?

 

 

Ao montar uma consultoria especializada para pequenos negócios, é necessário ter um objetivo a mais que apenas ganhar dinheiro, o principal pensamento deve ser, se posicionar como alguém que é capaz de gerar valor ao negócio de qualquer empresa, para que de fato gere resultados e atraia novos clientes.

 

 

A missão do consultor é ser uma ponte arrojada entre estratégias e negócio, na busca por engradecer a marca e gerar cada vez mais experiências satisfatórias para os consumidores dos diversos segmentos assessorados.

 

 

É necessário compreender que a consultoria não tem a função de pegar o cliente para desenvolver um projeto do zero ou até mesmo estruturar um novo negócio, o principal objetivo é entender seus problemas e entregar soluções que os resolvam de forma eficiente.

 

 

E no caso de desenvolver algo novo, será preciso, além de muito estudo, será necessário realizar uma pesquisa de mercado, para realmente entender quais são os problemas que a empresa tenha em comum com as outras para melhorar e aperfeiçoar processos.

 

A partir disso, vamos desenvolver esse um novo produto internamente, aplicar em apenas alguns cases e a partir de resultados positivos, oferecê-lo a todos da carteira que já consome do negócio.

 

Jornada

 

 

É importante entender quem são os clientes que você atende, do menor ao maior. E perceber quais são as reais necessidades de cada um de acordo com a vivência própria. Além, de saber que tipo de produto você vai entregar de acordo com o perfil de cada cliente.

 

Confira a comparação abaixo: :

 

Plano PN (Primeira Necessidade): cliente entrando agora, pouco investimento – pacote básico

 

Plano Avançado: já tem um relacionamento, cresceu um pouco ou tem mais para investir – recursos melhores para crescer

 

Plano Premium: serviços premium para clientes com maior poder de investimento

 

✅A S S I S T A      E S S E     V  Í  D  E  O

 

Todo cliente PN já foi para o Avançado, que passou por uma jornada de crescimento. Por isso, é importante compreender esses diferentes níveis, para que seus serviços consigam implementar os serviços de forma certeira, permitindo montar pacotes de acordo com “crédito” do cliente, uma vez que esses produtos podem entregar resultados interessantes de acordo com o perfil de cada cliente.

 

 

O que esperar daqui pra frente?

 

 

A pandemia já apresenta considerável redução de casos e isso impacta diretamente de forma positiva no encorajamento de empreendedores para buscar recuperaro tempo perdido. Por tanto, existe uma grande possibilidade dos profissinais de consultoria buscar um lugar ao Sol.

 

Nível de consciência dos negócios: o digital estará em foco, pois, as empresas agora têm consciência de sua importância e como ele pode ampliar seu número de vendas, sejam elas de grande ou pequeno porte.

 

Necessidade de posicionamento online: crescimento de social media, com comunicação eficaz e foco público estratégico, utilizando inbound marketing e linha editorial, com a finalidade de fidelizar o cliente.

 

Há uma forte tendência dos negócios se posicionarem mais intensamente nas  nas mídias sociais.

 

 

O marketing digital como uma realidade acima da presença online: necessidade que o consultor entenda o problema do cliente e que possa ofertar um produto que resolva o seu problema

 

 

O que pode jogar a favor?

 

As empresas agora tem o entendimento que não precisam apenas do barco, e sim, também precisam do melhor leme para poder saber extamente para onde estão indo, não é apenas design, site, sistema,tráfego, conteúdo marketing, branding, etc.

 

Ao invés disso, elas precisam de alguém que assuma o digital em diferentes frentes e níveis de investimento e retorno sobre investimento.

 

Neste cenário nasce a necessidade de consultores se especializarem cada vez mais nos seus respectivos nichos de negócios para poder fazer a diferença na vida dos clientes.

 

Vender mais, fidelizar, crescer a cada mês

 

Ou você se ajusta, entende que precisa ser a solução do problema para seu cliente ideal e navegar nessa onda… ou trabalha para quem está navegando nela.

 

 

O que é uma Consultoria Digital?

 

 

Primeiro, vamos responder o que não é!

 

 

Você não é um freelancer, ou seja, você não vai pontuar apenas um serviço em si, e sim entender os processos de cada negócio.

 

Você não é uma empresa de software, não ficará a seu cargo ou atribuição fazer serviços de design, desenvolvimento, programação, etc. Não vai trabalhar como “um identificador de problemas” vai indicar se essas necessidades são viáveis e necessários de acordo com cada negócio consultado, e esses serviços ficarão disponíveis através dos pacotes contratados pelo empreendedor parceiro.

 

Um gestor  que desenvolve conteúdo, copy, tráfego, marketing digital, vendas, e etc. Isso também será contratado por meio de pacotes exclusivos.

 

Agora vamos a definição do que realmente é?

 

 

Uma pessoa ou empresa focada em audar seus clientes, com um olhar direcionado para a carteira de clientes, relacionamento e em sua estrutura como empresa manter o cliente ao longo prazo, tendo um step by step (Passo a Passo) que o levará para o próximo nível a cada mês.

 

Produtos e serviços criados para resolver problemas do nicho que s sejam específicos e que possam ser entregues rapidamente para os clientes.

 

Exemplo: Não é focar no Murilo da Fábrica de Massa – mas, no nicho Fabricação de massa, que pode ser aplicado para vários clientes.

 

Soluções a curto, médio e longo prazo, não se trata apenas do projeto e sim do seguimento.

 

 

Como ter sua agência faturando todos os meses

 

 

Tipos de Consultorias;

 

 

 

Importante: Não existe problema em oferecer uma consultoria a distância, apenas tenha certeza que a estratégia para cada eixo já está consolidada antes de partir para outro.

 

 

Só passe para outro seguimento quando você tiver certeza que as laranjas que você tiver equilibrando, não caia no chão.

 

Será que existe Cliente Ideal?

 

É entender que existe um mercado, que nele existem problemas, é nessa solução que iremos focar nossos esforços. Escolha um cliente ideal de cada vez e desenvolva produtos estruturados.

 

Exemplo: Eu ajudo empresas locais no alimentação, assistência técnica e acessórios a vender mais, atrair e fidelizar seus clientes e se tornarem referências em seus mercados.

 

A solução para o problema não é a mais complexa, e sim a que trazmais resultados.

 

 

Produtos e serviços

 

O passo a passo para definir seus produtos serviços.

 

 

Os 3 Pilares Fundamentais

 

Foco:  O Consultor de 2022 será aquela pessoa que terá a capacidade de focar na real necessidade do cliente e não apenas especular situações aleatórios, cada vez mais, será preciso especialização e cada vez mais experiência de campo.

 

Consultoria ativa: o que seu cliente realmente precisa para estar no digital. Entender a necessidade dele e resolver seu problema. É relevante destacar que mesmo que a sua consultoria não faça o serviço que ele precisa, você poderá intermediar essa atividade através das parceiras e ganhar em cima disso, firmando parcerias que se encaixem na necessidade daquele empreendedor específico.

 

 

Marketing digital: oferta e estratégias o que está acontecendo no mercado, quem são meus concorrentes, o que eles estão fazendo; Copy qual o destino do produto do meu cliente e como deixá-lo mais atraente; campanha e tráfego.

 

 

Dentro desses 3 pilares eu posto prestar ou contratar os serviços e trazer resultado para os clientes da minha história. Então eu posso ser prestar consultoria e ainda incluir serviços práticos como por exemplo; Design Desenvolvimento Gestão de tráfego Conteťdo inbound Marketing digital.

 

 

Que atua resolvendo as demandas mensais do cliente ajudando ele a chegar a um próximo nível onde vamos auxiliar com outras demandas maiores. Através desse “banco de serviços” eu consigo ofertar sempre a partir da necessidade dele = Consultoria de Valor.

 

Presença Digital

 

   

Tudo o que você vende tem que ser implementado, testado e demonstrando. E a melhor cobaia é a sua Consultoria digital oferecendo conteúdo de valor nas redes de forma gratuita. E o melhor, esse experimento pode virar um case de sucesso, que você poderá ofertar para os seus clientes.

 

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