• 0839.8629.2019
Como se tornar um Social Media realmente de sucesso

Como se tornar um Social Media realmente de sucesso

 

  Olá, vamos tentar de situar da melhor forma possível sobre as principais atribuições de um Social Media ou analista de Redes Sociais. Esse profissional é responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais.

 

Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online, abrangendo o desenvolvimento de uma boa estratégia, o que consiste em pesquisa e muita análise de mercado e atualização permanente.

 

  Se por acaso alguém falasse há alguns anos atrás que seria possível ganhar dinheiro e construir carreira com a gestão de redes sociais, como você iria reagir? Muita gente provavelmente daria gargalhadas e nem te daria crédito para seguir numa conversa.

 

 A tecnologia chegou, a internet evoluiu de uma forma brutal e isso tudo em pouquíssimo tempo, sendo responsável por um mercado extremamente crescente e por incrível que pareça, ainda pouco explorado. 

 

O Social Media é um exemplo de profissional que surgiu na última década e hoje em dia é essencial em praticamente qualquer empresa que preze por uma boa reputação e visibilidade na internet.

 

 Olha, se por um acaso você quer saber mais sobre essa área e entender o que é preciso para surpreender nas redes sociais, este conteúdo é exatamente para você!

 

 O que é um Social Media?

 

 Quem trabalha como Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou até mesmo diversas plataformas de redes sociais. Pode até parecer a coisa mais fácil de entender e fazer, mas pera, pode não ser bem assim!

 

 Mesmo que essa profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um mundo de tarefas e responsabilidades que não podem ser vistas por quem está de fora.

 

A grande maioria exige uma série análises e também estratégicas, além é óbvio, de muita pesquisa para validar as ações.

 

 Por esta razão é tão importante entender de forma minuciosa o que faz o analista antes de se aventurar no mercado.

 

 Pode até ser que as frustrações sejam algo provável quando as expectativas não são devidamente alinhadas, já que muita gente acha que o trabalho de um social é relativamente simples e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um perfil no Instagram ou em outra rede social. Calma, preste atenção para não de decepcionar antes mesmo de começar.

 

 

 Uma das grandes responsabilidades de um Social Media é passar para o público nas redes sociais a identidade profunda de uma marca, tipo, quem ela é? no que acredita? E até em como se posiciona.

 

 Os conteúdos propriamente ditos, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira acerca da audiência.

 

 Como é o dia dia desse profissional?

 

 Como já dissemos, as publicações de conteúdos são apenas parte de uma série de outras responsabilidades de um Social Media. Vamos aproveitar este post e falar de algumas dessas responsabilidades.

 

Não se assuste ou se apavore, porque tudo o que vamos te passar aqui, faz parte da vivência de um (a) profissional que deseja alcançar vôos neste mercado e se tornar alguém de sucesso.

 

 Planejamento estratégico

 

 Saiba que a primeira coisa a ser feita ao fechar com um cliente é desenvolver um planejamento de redes sociais.

 

 Você vai fazer uma espécie de documento, listando as principais informações do negócio para poder saber exatamente em como se posicionar quando iniciar seu trabalho.

 

É com esse apanhado de informações que você saberá sobre, concorrentes e números internos, estrutura, e metas que possivelmente a empresa que lhe contratou deseja alcançar.

 

  É chegada a hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução.

 

 Geração de conteúdo

 

  Essa sem sombra de dúvidas é uma fase muito importante, porque quando um post é criado, pode ficar certo que ele precisa está alinhado com uma série de diretrizes que resultarão de pesquisas e análises de dados.

 

  A produção de conteúdo, então, é resultado de uma construção prévia. Depois de entender qual é a personalidade do negócio, como ele vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão as interferências do design, é hora de criar o post propriamente dito!

 

 É muito interessante criar um cronograma que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo — e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página.

 

As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis.

 

 Lembre-se de entregar valor em cada conteúdo escrito. Para isso, saiba de verdade quem é o seu público e veja além do desejo de converter em vendas.

 

Em meio a vários perfis que competem entre si e estão em luta constantemente contra algoritmos pesados, o que pode te diferenciar dos demais?

 

 Relatórios

 

 Dependendo do negócio que você vai tocar nas mídias sociais, essa parte pode ser algo muito importante, mas não se prenda tanto, execute, mensure e esteja sempre em contato com seu contratante.

 

 Números são importantes sim, mas, como já dissemos anteriormente, é muito importante que nesse contato frequente com a empresa que lhe contratou sirva como termômetro para saber se as primeiras ações ou a variação de estratégias estão dando certo ou não.

 

É provável que você não acerte de primeira e esse FeedBack se torna vital na mensuração de resultados.

 

 Os relatórios podem ser organizados de acordo com cada cenário e sempre no início de cada mês. Nos documentos, estão expostas várias métricas importantes como no casode tráfego pago, onde você precisará medir o alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.

 

 Além de expor os números, uma análise bem feita enriquece ainda mais o relatório e guia o profissional de forma mais prática para se preparar pelos próximos meses.

 

Se os números estão ruins, o que fazer para melhorar? Se foram satisfatórios, como escalar ainda mais no período seguinte?

 

Relacionamento

 

 Já ouviu falar na expressão “SAC 3.0”? Se você nunca ouviu falar, explicamos rapidamente: o atendimento e relacionamento com o cliente mudou muito, principalmente a partir da popularização em massa que as redes sociais tiveram ao redor de todo o mundo.

 

 Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos.

 

Reprodução; Internet

 Vamos a um exemplo prático de uma campanha que deu totalmente errada;

 

 

 No ano passado, o McDonald’s decidiu lançar uma campanha atrelada à comemoração do Dia Internacional da Mulher. Porém, ela acabou não pegando muito bem por parte do público, que não compreendeu exatamente a proposta.

 Inicialmente, a rede de fast food fez com que 20 de seus restaurantes fossem operados somente por mulheres neste dia. Porém, muitas pessoas compreenderam que havia algo errado ali: homenagear as mulheres dando folga aos homens? Segundo o próprio McDonald’s, não aconteceu nada disso, uma vez que os funcionários homens foram alocados para outras unidades. Mas acabou pegando mal, uma vez que faltou clareza no que foi transmitido ao público em geral.

 

 Por isso, é preciso visualizar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, entenda que por trás dos usuários existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.

 

Como entrar no mercado?

 

 Agora que você já entendeu que a profissão do Social Media não se restringe à criação de conteúdo online, é hora de conhecer as principais características que vão te ajudar a se inserir no mercado.

 

 Por mais que a área da comunicação seja tradicionalmente mais “ampla” isso não significa que simplesmente se lançar no mercado será sinônimo de sucesso, você vai precisar estudar pra valer e mergulhar neste universo de forma avassaladora, construir uma imagem requer tempo, dedicação e construção de um bom Branding, ou seja invista no que realmente você quer sem buscar atalhos.

 

 Conhecer as redes sociais

 

 Não adianta trabalhar com o que você não gosta, principalmente quando falamos sobre redes sociais, que podem ser bem estressantes no final do dia. Afinal, lidar com pessoas não é nada fácil.

 

 Além disso, a afinidade gera conhecimento. Você pode nunca ter de fato trabalhado na área, mas se for um usuário que domina as principais plataformas, já está um passo à frente de aprender todo o resto!

 

 Desenvolver novas habilidades em conhecimento

 

 Conforme já adiantamos, gostar e estar familiarizado com redes sociais já é um ótimo começo para aprender a executar as demais funções. Afinal, quem gosta do que faz está muito propenso a aprender com maior facilidade e agilidade.

 

Esta atualizado

 

 É sério! Trabalhar com redes sociais demanda atualização constante. Quase todos os dias encontramos novas ferramentas, tendências, plataformas e padrões de comportamento.

 

 Não dá para “dormir no ponto”: um Social Media deve estar preparado para mudar por completo a estratégia da sua marca caso acredite que as coisas já não funcionam como era antes, mesmo que o tal antes seja apenas três dias atrás.

 

 Uma das principais características das redes sociais é a possibilidade de conhecer coisas novas diariamente. Quando uma marca cai na mesmice, tenha a certeza de que o público logo vai perceber e perder o interesse.

 

 Em uma era de conteúdo instantâneo e milhares de informações por segundo, é preciso se destacar e entregar proposta de valor que acompanhe os desejos da audiência.

 

 Se você se interessou pela profissão de Social Media e pretende dar um passo a mais rumo à profissionalização, converse com quem entende do assunto e já tem experiência no mercado.

 

 Germano Suarez é Consultor de negócios e tem, por meio de parcerias de sucesso, introduzido novas abordagens para empresas alcançarem novas possibilidades no mercado em que estão inseridas, usando a força da internet para alavancar as transformações comerciais, o que resulta em lucratividade escalável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?