• 0839.8629.2019
O tempo está acabando…O que posso fazer?

O tempo está acabando…O que posso fazer?

 

É de conhecimento de cada um de nós que 2021 não está sendo um ano fácil. Na economia, e principalmente na saúde. Está sendo um ano complicado, porém, essa crise representa um sinal de alerta para mudanças de postura e de hábitos.

 

Antes da pandemia, a vida era uma correria só. E do nada, tivemos que desacelerar, repensar nossas prioridades. Antes, tínhamos aula, trabalho, afazeres infinitos e mal sobrava tempo para descansar, beber uma água, relaxar e curtir um pouco a família e amigos.

 

Antes, vivíamos em função do final de semana, porque durante os cinco dias úteis, estávamos apressados, atrasados, sobrecarregados e estressados.

 

Sabe aquele esporte que você acha legal e pensava em praticar um dia? Não tinha tempo. E aquele livro que você ganhou há uns anos e nunca nem abriu? Tava empoeirando e decorando uma estante, afinal que tempo eu tinha? Ou aquele idioma que você sempre disse que ia sentar, estudar e aprender? Nunca nem vi tempo para isso.

 

E mais uma vez, do nada, tudo para. Escolas, escritórios, obras, lojas, shoppings, museus, teatros, cinemas, restaurantes, faculdades, tudo fecha. Do nada, aparece o tempo. Tempo até demais, não é mesmo?

 

PRIORIDADES

 

Tempo de ociosidade, de dúvidas, de incerteza, tempo demais. Mas sabe qual o problema? É que ele sempre esteve lá. A diferença é que fomos obrigados a desacelerar, por uma questão muito maior que tudo que achávamos ser prioridade: a vida. Mais importante que o lucro dos empresários, que a ambição das pessoas, que a preocupação com a produtividade 24h por dia.

 

Assim como as borboletas que nem sempre foram borboletas, precisamos amadurecer. A transformação é uma parte essencial da vida de qualquer pessoa.

 

Ela nos faz enxergar os erros passados para não cometermos outra vez, ela faz com que sejamos seres humanos melhores e mais dignos da felicidade. As coisas se transformam, inclusive nós.

 

É preciso deixar que a vida passe e leve aquilo que já não nos serve, é preciso crescer com a vida para que ela seja completa. Não tema, siga adiante e viva a sua vida de acordo com aquilo que você deseja ter no futuro.

 

O tempo é um recurso cada vez mais precioso e escasso. Em rotinas repletas de atividades, saber como aproveitá-lo pode ser um dilema.

 

Trabalho, estudos e tarefas domésticas. É tanta coisa para apenas 24 horas. Até falta tempo para cumprir todas essas obrigações.

 

Cuidar de você é fundamental e assumir tarefas desnecessárias ou que talvez não sejam tão importantes não ajuda em nada a aproveitar melhor o tempo, pelo contrário o desperdiça.

 

Parar de checar suas redes sociais ao acordar, enquanto conversa com alguém, num passeio, ou num momento em família, é uma espécie de libertação para aproveitar melhor o tempo com sabedoria.

 

Não está presente com pessoas reais num mundo real é ruim por vários motivos, pode certamente deixar você com níveis disparados de ansiedade que certamente afetarão sua saúde mental, tornando você uma pessoa altamente dependente. Aquelas primeiras horas da manhã são da família. Ponto. Tome cuidado para não perceber isso tarde demais.

 

Valorizar o  seu tempo com energia, alegria e disposição, mesmo diante de um cenário contrário como o que estamos vivendo vai te oferecer oportunidades incríveis de viver plenamente a vida.

 

 DIGA NÃO

 

Você é a pessoa mais importante que existe, logo, é o único(a) que deve ter o controle de suas ações diárias, ou seja o controle de sua agenda é de sua total responsabilidade.

 

O ponto chave de toda é essa conversa é um entendimento inicial de que quem controla sua agenda é você e não os outros. Esse entendimento é chave para o sucesso na gestão do seu tempo.

 

Se você quiser atender a todas as demandas não planejadas que surgem no seu dia a dia, será impossível ter uma rotina produtiva. Foco em você, no que você se planejou para fazer naqueles sete dias. Esse é seu compromisso e o único jeito de se conseguir isso é dizendo não.

 

Claro, nem sempre é fácil. Demandas urgentes surgem a todo instante. É um cliente com um pedido de última hora, um colega que precisa de mãozinha ou até um familiar implorando por socorro. Confie em mim: sem dizer não de vez em quando, é impossível ter controle do seu tempo. Exceções devem ser tratadas desta forma, não podem ser a regra.

 

É por isso que o ponto seguinte é você entender quais são suas prioridades para aquela semana. Aprenda a se planejar.

 

Priorizar é palavra de ordem, ou seja, quem não prioriza se perde num emaranhado de incertezas e pouca efetividade. As listas de atividades diárias parecem uma boa e velha técnica, mas, sem prioridade não tem muita serventia prática.

 

É compreensível que a gente comece com tarefas que dão mais prazer e não as que são mais importantes. Mas nem sempre você terá essa escolha para fazer de forma simples, na vida existe atribuições que não dependem de nossas escolhas.

 

Por isso a importância de listar as 3 tarefas diárias mais importantes daquele dia ou até mesmo semana para refrescar sua mente daquilo que é mais urgente, anulando o tempo ocioso, ou até mesmo executando uma tarefa com o dobro, ou triplo de tempo do que o que realmente seria necessário.

 

Se você gostou deste artigo e quer acompanhar mais conteúdos de valor sobre Autodesenvolvimento, venha participar da nossa tribo seguindo nossos vídeos semanais em nosso Canal no Youtube.

 

Bom, espero que essas dicas te ajudem não a ter mais tempo mas sim a fazer melhor uso dele. Uma vez implementadas, o próximo passo é ter disciplina e ser vigilante em relação ao uso do seu tempo, afinal, existe um bem mais valioso que esse?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?